segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ensaio

A existência de Deus é uma pergunta e não um fato. Deus pode ser um país que ainda não conheço, mas desejo encontrar. Talvez Deus seja isso que eu sinto quando sou levada para outro lugar, ainda que presa a meus pés e meu endereço. No supermercado, uma cena. No trânsito, um susto. No hospital, uma criança sobrevive, abre os olhos, sorri e diz: Mãe, quero água. Deus está aí, neste lugar variado de milagres e compaixão. Deus está na alegria infinitamente pequena que sinto quando meu coração aperta. Ou logo depois de assistir ao filme comovente. Um homem que toca tambor numa estação de metrô para declarar o amor por uma mulher que declarou amor pela vida. Deus está aqui, agora, porque entendi que o amor que eu sinto por você nasceu comigo e irá me fazer companhia, na hora em que a lua cheia e imensa me der vontade de chorar, e até mesmo na hora da minha morte, tranquila e silenciosa.

6 comentários:

Peixe disse...

olá.
Se a existência de Deus é uma pergunta e os factos (esses vários que enumera, e outros tantos), então esses factos são resposta à pergunta, ou seja, são "manifestações" de deus?
Eu prefiro chamar a tudo isso, e outros tantos, Vida. me digam que Deus é Vida e eu continuarei chamando de Vida tudo quanto é humano, desde a formação da primeira célula até à sua mais alta, abstracta e emotiva criação, talvez, o Amor. Lhe chamem Amor, e eu continuarei lhe chamando Vida! Um beijo grande em sua Vida! seu "facto" essencial, daquele(s) que conheço é este: escrever.

Peixe disse...

errata: "se a existência de deus é uma pergunta e NÃO factos (...)"

Leti Montenegro disse...

Sinto muita vontade de comentar, de construir minha "carreira" como sua leitora, mas faltam palavras. E se ser leitora é ler, saiba que sempre leio. Se Ler é construir sentido, saiba que transformo tudo o que você escreve em mil sentidos pra a minha vida, para a minha escrita, para as minhas sensações....

Andréia M. G. disse...

Falar de Deus não é tarefa fácil, mas não é a primeira vez que vejo você tocar no assunto com maestria e melhor ainda com o tempero do amor. :-)

Marcelo Nascimento disse...

Olá Ontem li "Fabúlas delicadas"
peguei ele na cabeceira da cama para ler alguns contos, muito envolvente não dormi
até acabar de ler adoro a forma como você
nos faz viajar por mundos estranhos.

Marcelo Nascimento disse...

"Ensaio" Acho perfeito, conseguir descrever “Deus” em situações tão simples tenho que te pedir desculpas por ter inserido este conto no recital sem sua prévia autorização
é que gostei tanto que não pude resistir.

Abraços!!!!!